Inteligencia competitiva grande

Inteligência Competitiva para à Tomada de Decisão

Matricule-se agora por R$ 2.375,00
  • Inteligência Competitiva para a Tomada de Decisão
    Presencial

Descrição do curso

Entender o que está acontecendo no ambiente de negócios, obter insights para um melhor posicionamento estratégico, aumentar as vendas, reduzir custos de aquisição, melhorar o desempenho das operações, otimizar o resultado de sua empresa ou instituição são atividades chaves para qualquer profissional que necessita garantir a competitividade de sua organização.

Neste programa, os participantes entenderão todo o processo de transformação de dados e informações em inteligência organizacional para melhorar os resultados. Serão abordados conceitos e metodologias para uma melhor compreensão dos problemas e desafios organizacionais, de como planejar a coleta e busca de informações, de como estruturar as perspectivas analíticas e como disseminar este conhecimento dentro da organização e para os tomadores de decisão.

Categoria: Inteligência Competitiva

Informações gerais

Conteúdo
  • Módulo 1. Inteligência - Uma visão global sobre o tema
  • O que é Inteligência?
  • Inteligência – as suas diversas faces – Inteligência Estratégica, Inteligência de Mercado e Inteligência de Negócios;
  • Inteligência e Tomada de Decisão: exemplos de casos de sucesso.
  • Módulo 2. Entendendo os problemas organizacionais e seus desdobramentos em necessidades de informação
  • As necessidades de informação nos níveis estratégicos, táticos e operacionais;
  • Os tópicos chaves de inteligência (KITs) e como desenvolvê-los;
  • As questões chaves de inteligência (KIQs) e como detalhá-los adequadamente;
  • Necessidades de informação em um novo mundo emergente;
  • Aplicação dos conceitos em casos práticos (Exercícios)
  • Módulo 3: Planejamento e coleta de dados e informações
  • Onde estão os dados e informações desejadas, e como obtê-los: planejamento da coleta;
  • Dados internos: modelagem de banco de dados e preparação da informação;
  • Dados externos: fontes secundárias e primárias;
  • Técnicas de coleta em fontes primárias: observação, entrevista, elicitação (Exercícios)
  • Módulo 4: Metodologias de Análise na geração de conhecimento estratégico
  • O que é analisar?
  • Análise: informação completa, informação incompleta e incertezas;
  • As diversas técnicas de análise e suas diferenças;
  • Análises Estratégicas, de Mercado e de Operações;
  • Monitoramento de Sinais Fracos;
  • Aplicação de conceitos em casos práticos (Exercícios)
  • Módulo 5: O decisor, conhecimento estratégico e informações acionáveis
  • Os entregáveis: qual é o objetivo de todo trabalho de inteligência;
  • Recomendações versus Opções;
  • A mensagem: por que os decisores querem menos informação e não mais;
  • Storytelling: como contar uma estória e engajar pessoas;
  • Avaliação de casos práticos.
  • Módulo 6: Processos de Inteligência e Equipes
  • Unidades de Inteligência;
  • Modelos de fluxo e culturas organizacionais;
  • Inteligência e Inovação;
  • Inteligência Integrada.
Objetivo

  • A compreensão e identificação de problemas, desafios e oportunidades organizacionais;
  • Planejamento e Execução da coleta de informações em fontes primárias e secundárias;
  • Aspectos chaves e metodologias para Análise de Informações e Recomendações para a Tomada de Decisão;
  • A compreensão dos objetivos dos entregáveis, aspectos chaves de comunicação e técnicas de StoryTelling.



Público alvo

Executivos, gestores, analistas, controllers, tomadores de decisão e outros profissionais que participem ou irão participar de atividades de construção de inteligência organizacional para a tomada de decisão Estratégia, Comercial ou de Operações. Inclui-se neste universo todos os profissionais que coletam, estruturam, analisam e distribuem dados e informações.

Inteligencia competitiva